Conselhos e informações exclusivos para os especialistas em esportes de raquete

PT chevron bas

RAQUETES 02.10.2018

A nova Babolat Pure Aero,
a precisão a serviço da performance.

É sempre difícil e arriscado mudar um modelo com tanto sucesso quanto a Pure Aero, vencedora em 19 títulos do Gran Slam. E, no entanto, a nova versão mantém as qualidades do modelo anterior, particularmente spin, enquanto aumenta sua estabilidade e melhora a sensação.

Para fazer evoluir um produto, tem-se que levar em consideração a evolução do jogo. É a partir desta constatação, mas também graças aos retornos dos jogadores nas quadras, que Babolat estabeleceu as especificações da nova Pure Aero, como explica Alexandre Israël, gerente de categoria tênis: “Nos anos 1980, o spin era uma arma de defesa, depois tornou-se um golpe de ataque para deslocar o adversário. Hoje podemos considerar que passamos para uma outra época, onde o spin permite dominar a troca, cansar, criar situações de deslocamento. Trata-se assim de proporcionar ao jogador um spin com performance, permitindo ao mesmo tempo controlar sua potência, graças a uma maior estabilidade. É sobre essa base que trabalhamos para desenvolver a nova Pure Aero”. E para conseguir isso, os engenheiros da marca integraram a tecnologia SMAC, já utilizada na nova Pure Drive. Com a SMAC, tem-se menos vibração e mais sensação. Mas ao invés de integrá-la no coração da raquete, como na Pure Drive, eles a colocaram em 3 e 9 horas no topo do aro, respeitando assim o perfil bem específico da Pure Aero.

Para completar sua expertise, a Babolat fez parceria com a empresa Chomarat, mundialmente reconhecida pelo desenvolvimento de materiais compósitos. Graças ao tecido de fibra de carbono costurado, o “Carbon Ply Stabilizer”, integrado no coração da raquete, a nova Pure Aero oferece uma estabilidade fora do comum: “Essa fibra de carbono é mais rígida, dá mais estabilidade ao impacto, e portanto mais controle” comenta Alexandre Israël.

A nova Pure Aero também inova simplificando o trabalho dos encordoadores. “No novo plano de encordoamento da Pure Aero, você poderá começar a colocar as cordas horizontais indiferentemente pela direita ou pela esquerda, pois há um entalhe único em toda a extensão. Assim, a corda fica protegida, não importando o lado por onde você comece” explica Lucien Nogues, encordoador em competição.

O jogador tem sempre uma relação especial com o look e o design de sua raquete. E nesse ponto, a nova Pure Aero não pode deixar indiferente. “Quisemos reforçar o lado performance da raquete com um novo amarelo, o Taïpan Yellow, inspirado numa serpente extremamente venenosa da Austrália. Associado a um resultado ao mesmo tempo fosco e metalizado, como se vê no mundo automobilístico, e uma marcação bastante aerodinâmica, a nova Pure Aero tem um design elegante, que se diferencia nas quadras de tênis” conclui Alexandre Israël.

Desde 2017, Rafael Nadal esteve bastante envolvido no desenvolvimento de sua raquete, até a escolha da cor. E foi durante o último torneio de Monte-Carlo que ele finalmente a validou. Rafa e os jogadores do Team Babolat vão mudar para a nova Pure Aero nos próximos meses.

Depois do sucesso com a Decima, a nova geração da Pure Aero deverá chamar a atenção nas melhores quadras, bem como em todas as superfícies do planeta, e defender sua posição de best-seller.

Mais artigos